Tendências Imobiliárias Para 2025

Sustentabilidade, tecnologia, espaços menores e bem planejados

Os números do mercado imobiliário brasileiro não deixam dúvidas sobre o crescimento e fortalecimento nos últimos anos – foram 32,6% de crescimento em vendas de 2022 para 2023, segundo a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc). O setor mostra resiliência, com balanços do segundo trimestre das incorporadoras apontando cenário positivo. As empresas estão conseguindo demandar produtos e arcar com os custos do financiamento imobiliário, mesmo com taxas altas e sem previsão de baixa, após a interrupção do ciclo de queda da taxa básica de juros (Selic)

Diante deste cenário, é possível traçar tendências para o próximo ano, destacando transformações tecnológicas, mudanças no perfil dos consumidores e maior foco em sustentabilidade. “As tendências para os próximos anos giram bastante na questão da sustentabilidade, desde a construção de edifícios de baixo impacto ambiental até o uso de materiais sustentáveis”, afirma Guilherme Sartori, diretor de engenharia da HM Engenharia.

Imóveis compactos e multifuncionais, que dispararam neste mercado, ganham ainda mais destaque, atendendo à demanda de jovens profissionais e famílias pequenas que buscam praticidade. Eles serão altamente funcionais, com espaços bem planejados e integrados.

Condomínios com espaços de entrega e minimercados também se tornam mais populares, assim como espaços de coworking, que surgem nos condomínios como resposta ao trabalho híbrido, na linha do que pesquisas recentes vêm apontando (Tendências de Moradia/DataZap e pesquisa Perlpan Empreendimentos).

Segundo Sartori, a tecnologia vai desempenhar um papel crucial, com realidade virtual e aumentada revolucionando a experiência de compra e venda de imóveis.

“As empresas do setor que conseguirem antecipar essas tendências e inovar, oferecendo produtos e serviços ajustados às necessidades futuras, certamente estarão bem posicionadas para crescer num cenário em rápida mudança”, afirma.


Fonte: Empresas & Negócios em publicação na newsletter da Loft

Participe da discussão

Compare listings

Comparar